segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Masdar - A Cidade Ecológica


Quem não gostaria de viver em uma cidade moderna, mas sem a poluição das grandes metrópoles?
Este lugar está sendo construído pela Abu Dhabi Future Energy Company, na cidade de Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos. O nome da cidade é Masdar, seu núcleo é uma cidade planejada projetada pelo escritório de arquitetura britânico Foster + Partners, e tem por principal objetivo ser energeticamente auto suficiente, utilizando para isso fontes de energias renováveis.
A cidade de Masdar em poucos números é projetada para cobrir uma área de 6km², o projeto foi iniciado em 2006 atualmente seu custo está estimado em US$19,8 bilhões e sua conclusão prevista para 2020-2025, abrigará cerca de 45.000 pessoas e 1.500 empresas além do Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia, que será vinculado ao Massachusetts Institute of Technology (MIT) e terá como linha de pesquisa fundamental qualidade energética.
Já a proposta de estilo de vida para cidade é o sonho de todo ambientalista, carros são proibidos, os habitantes podem se deslocar através do transporte público ou andando, o projeto cria um sombreamento para as ruas da cidade, que são estreitas para funcionar como um túnel para a circulação do vento, além de evitar a entrada dos ventos quentes do deserto. O sistema de tratamento de água e de resíduos sólidos é outra maravilha tecnológica projetada para a cidade, quem quiser conhecer o projeto mais a fundo pode acessar o site oficial do projeto http://www.masdarcity.ae.
E a seguir algumas fotos do projeto:







E agora fotos da obra:


Que tal planejar uma excursão para Masdar?

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ELETROFITAS


 Como toda boa invenção as Eletrofitas nasceram da necessidade do Empresário John Davies de instalar uma arandela em uma escada logo após a finalização da etapa de pintura da obra da sua casa. Começando a parti daí a desenvolver um material que conduzisse a eletricidade com segurança mas sem apresentar grande espessura, podendo ser executado sobre o reboco, evitando a necessidade de abertura de rasgos nas paredes.
A Eletrofita consiste em uma lâmina metálica, que substitui o condutor elétrico presente nos fios e cabos, tendo a seção circular distribuída em uma seção retangular de baixa espessura. O revestimento isolante dessa lâmina metálica é feito por laminas de policarbonato fixadas em ambas as faces da fita condutora, sendo que uma das faces possui uma superfície adesiva utilizada para fixação da fita na parede.
O Acabamento da instalação é realizado com a fixação de uma malha de fibra de carbono, que servirá como proteção contra impactos mecânicos, posteriormente emassado e pintado, promovendo um acabamento rápido e fácil sem o entulho gerado pelo processo usual de abertura do rasgo na alvenaria, execução da instalação e fechamento do rasgo. Caso o acabamento da parede seja realizado com papel de parede, tecido ou adesivo vinílico, estes poderão ser utilizados para ocultar a instalação.
Apresentando considerável vantagem na execução de reformas ou simplesmente a instalação de luminárias em prédios já acabados ou alugados, onde não é permitido ou viável a abertura de rasgos para execução dessas instalações, esse material é a melhor alternativa para pequenas ampliações na instalação existente.

O material é apresentado nas seguintes variações:

2,5 TOMADA SIMPLES - 750 V / 20 A - Duas Pistas.
Largura: 60 mm Espessura: 0,5 mm
2,5 TOMADA C/ FIO TERRA - 750 V / 20 A -Três Pistas.
Largura: 60 mm Espessura: 0,5 mm
1,5 ILUMINAÇÃO - 750 V / 15 A - Duas Pistas.
Largura: 60 mm Espessura: 0,5 mm
1,5 PARALELO - 750 V / 15 A - Três Pistas.
Largura: 60 mm Espessura: 0,5 mm
1,0 AUDIO ou HOME THEATER - Quatro Pistas.
Largura: 60 mm Espessura: 0,5 mm
1,0 SOM, ALARMES ou TELEFONIA - Duas Pistas.
Largura: 30 mm Espessura: 0,5 mm
1,0 VENTILADORES DE TETO - 750 V / 10 A - Cinco Pistas.
Largura: 60 mm Espessura: 0,5 mm

Além dá fita, propriamente dita, há uma série de outros elementos necessários a instalação como conectores e isolantes. Para melhor conhecimento destes conectores pode ser acessado o manual de instalação da eletrofita no endereço http://www.eletrofitas.com.br/instrucoes.htm
O custo deste material é cerca de 10 vezes maior se relacionado com o fio elétrico comum. Diferença esta que, segundo o fabricante, compensa se relacionada com os custos de abertura de rasgo, fechamento com argamassa e o tempo de execução.
Em Belém a revenda deste material é realizada pelos seguintes estabelecimentos:
ARTLUZ COMÉRCIO LTDA
DI CASA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
IMPORTADORA OPLIMA
LIDERANCA COMERCIAL
UNIMOVEIS
As revendas do restante do país podem ser consultadas no site do fabricante, no endereço: http://www.eletrofitas.com.br/representantes/index.php

domingo, 6 de fevereiro de 2011

AutoCAD WS


Por anos predominou a hegemonia do Windows como sistema operacional base do programa de desenho assistido por computador (CAD) mais usado do mundo, e a Autodesk, empresa proprietária do AutoCAD nunca havia manifestado a nenhuma intenção em passar esse software para outros sistemas operacionais.
Contudo, a parti de setembro de 2010 essa situação começou a ser revertida. Com o avanço dos aparelhos portáteis e dos aplicativos para manter as pessoas ligadas 24hs por dia, e por esses aparelhos utilizarem sistemas operacionais diversos (afinal, a Microsoft ficou para trás na corrida pelo domínio dos portáteis), a Autodesk lançou uma versão do AutoCAD para o sistema operacional MAC OS X e lançou o AutoCAD WS, versão para iPhone, iPod Touch e iPad.
Hoje o AutoCAD WS pode ser utilizado on-line através de qualquer sistema operacional, rodando diretamente no Browser, permitindo a visualização e edição de desenhos em 2D, além de possuir uma gerenciador de arquivo e de mensagens.
Sem dúvida ele não é tão ágil como as versões com instalação local, mas é muito útil, inclusive pela ferramente que ativa automaticamente uma imagem do Google Maps que pode ser utilizada como base para elaboração de desenhos.
Para utilizar o AutoCAD WS basta fazer um cadastro gratuito no site www.autocadws.com, você terá acesso então a três ferramentas: um gerenciador de arquivos onde você pode fazer upload e download de arquivos e organizá-los em pastas; um gerenciador de mensagens onde você pode enviar o arquivo para outras pessoas visualizarem ou editarem e receber outros arquivos; e o editor de arquivos CAD, uma ferramenta com as funcionalidades básicas do AutoCAD, mas que também mantem um histórico das várias versões do projeto.
Boa notícia para usuários de Linux, como eu, que agora podem visualizar e editar arquivos .DWG diretamente do Browser pelo Linux.